A AIGRA desenvolve, desde a sua constituição, um conjunto de actividades em que procura, de uma forma inequívoca, defender os interesses dos seus associados e potenciar o seu desenvolvimento, prestando um conjunto de serviços em questões relacionadas com a sua actividade..
2.1 Serviço de apoio de assistência técnica e administrativa
Apoio técnico nos processos de:
- Informação sobre sistemas de incentivos comunitários;
- Assistência e orientação das empresas nas suas relações com o Estado e outras entidades;
- Disponibilização, tratamento e difusão de informação de interesse do setor;
- Organização de seminários, conferências e sessões informativas de interesse empresarial e comunitário.
- Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (entidades competentes)
- Implementação de Sistemas de Gestão Integrados-Qualidade, Ambiente e Segurança (entidades competentes)
- Serviços de Higiene e Segurança no Trabalho (entidades competentes
2.3 Serviço de Formação às Empresas
No âmbito da formação, A AIGRA possui protocolos com entidades acreditadas para dar formação em diversas áreas relacionadas directamente com o sector onde se insere. Estas formações tem como objetivo ajudar as empresas a melhorar, entre outras, as suas competências de gestão e de organização administrativa, através da metodologia da formação-ação e de ações de qualificação profissional dos trabalhadores, contribuindo para o reforço da estrutura empresarial e para a melhoria dos resultados.
2.4. Dinamização e Divulgação do sector
- Organização de seminários, conferências e sessões informativas de interesse empresarial e comunitário;
- Participação e incentivos na presença em Feiras do Sector;
- Realização de projectos de interesse para o setor junto das entidades competentes.
- Realização e coordenação de visitas de estudo às unidades Industriais